quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Não Temas Descer ao Egito


E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. (Gn 46:3)

Dentro de nosso vocubulário cristão, toda vez que fazemos referência ao Egito nos lembramos de: escravidão, sofrimento, luta, insegurança, e de fato o Egito realmente faz referência a essas coisas, Jacó estava muito inseguro ao ter que sair de sua casa para ir ao Egito, ele já havia perdido o seu filho querido, José, havia fome em sua terra, mas ele tinha uma palavra de Deus: “Não temas”.
Talvez você possa estar passando por um período de peregrinação no Egito, mas eu tenho uma palavra de Deus pra você, no teu Egito Deus vai te fazer enxergar algumas coisas que servirão para te levar a um outro nível espiritual.
Egito é lugar de aprender a depender totalmente de Deus. Quando José foi vendido pelos seus irmãos como escravo foi parar nas mãos de Potifar o qual o tinha comprado dos ismaelitas, entretando tudo o que José era incubido para fazer prosperava porque ele jamais havia se afastado do seu Deus, e e era tido com honra na casa de seu senhor. Quando estamos no Egito normalmente a tendência é a de querer desanimar, mas se assim o fizermos seremos reprovados porque a todo instante estamos sendo testados quanto a nossa dependência de Deus.
Egito é lugar de fortalecer a intimidade e fidelidade para com Deus. José fora tentado quanto a mulher de Potifar, resistiu a tentação afirmando fidelidade à Deus e a seu senhor para não cometer pecado, assim, injustamente foi lançada à prisão a ainda ali não deixou seu Deus e por isso Deus era com ele e até mesmo na prisão José prosperava.
Egito é lugar de restauração, elevação e designação de autoridade. Depois de passar pela prisão, interpretar sonhos do copeiro, do padeiro e do próprio Faraó José é restaurado e elevado como governador do Egito, aclamado pelo próprio Faraó ordenando que todos se inclinassem diante de José dizendo a ele: “Vês que te faço autoridade sobre a terra do Egito” Gn 41:41
Egito é lugar de crescimento na maturidade e caráter. José depois de tudo o que passou por causa de seus irmãos teria todos os motivos para maltratá-los vingando-se de tudo o que tinha acontecido, entretanto, com o caráter moldado por Deus ele decidiu ministrar perdão na vida dos seus irmãos e assim revestido de autoridade abençoar à sua família que naquele momento passava por um período de grande privação.
Você está passando pelo Egito? Mude o foco, nao olhe pras adversidades, lutas, medos, sofrimentos, passe pelo Egito tirando maior proveito de todas as situações para crescer na dependência de Deus, na intimidade e fidelidade, no caráter, porque é lá que Deus vai te restaurar, elevar e autorizar para properar.
Como diria nosso irmão Lázaro em um de seus louvores: “Vou passando pela prova dando glória a Deus, glória a Deus, glória a Deus”
A Deus toda glória.
Graça e Paz.

2 comentários:

  1. graça e paz amado; Deus tem as suas multiformas maneira de trabalhar na vida das pessoas, pois a Isaque(pai Jacó) Deus diz em Gn 26: 1-3 não desça ao Egito pois o SENHOR quis abençoa-lo, vs 12-14. isto nos mostra que estando no centro da vontade do Senhor em qualquer lugar prosperaremos. valeu pela mensagem fica na paz

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa mensagem tocou meu coração. Precisamos estar buscando Deus a todo instante em nossas vidas.
    Graça e paz

    ResponderExcluir